Sound, Movement & Empire: Página 25 e 26

“Durante o tempo em que passamos gastando um pouco mais [de esforço] na produção, adquirindo os vocais certos,” diz Scott Gilbert. “Quando escuto uma por uma, posso te dizer quando estávamos fodendo com distorções diferentes no vocal e todo aquele material. As performances foram ótimas; eles somente tiveram que conectar as coisas e então eu e o Chris Edwards faríamos a mixagem nos nossos intervalos de jantar, porque ele trabalhava para mim no estúdio e, portanto diríamos, ‘Oh, vamos fazer essas mixagens por algumas horas, então?’”

A banda livremente admitiu que os primeiros dias não foram inteiramente passados seriamente até um ponto, mas todavia eles estavam totalmente comprometidos com o procedimento. “Era nossa religião quando éramos jovens,” admitiu mais tarde Chris Edwards. “Ao invés de ir a outras coisas como outras pessoas faziam, nós costumávamos praticar umas quatro vezes por semana”.

Enquanto o grupo se ocupava ensaiando, gravando e com os shows ocasionais, o empresário Alan Rawlings distribuía as demos entre seus contatos na indústria da música, e geralmente fazia o que os empresários fazem, como Scott Gilbert relembra de suas próprias experiências na (infame) famosa aparição em Charlotte.

“Eles fizeram o seu primeiro show em Charlotte, quer dizer, não era o primeiro show – isso foi o primeiro show em Leicester fora de uma festa de aniversário de família! Rawlings de fato me pagou sessenta libras para trabalhar lá à noite como engenheiro de som. Ele me pediu que gravasse em MiniDisc {Disco baseado em armazenamento de dados} para ter o primeiro show deles arquivado, a primeira vez que eles tocaram em Charlotte”.

O engenheiro também esclarece um incidente que aconteceu naquele determinado show que levou a Saracuse a ser banida de um dos locais-chave da cidade. Foi algo que passou basicamente na história de se deixar levar pelo espírito juvenil, mas os fatos são que uma discussão realmente aconteceu no show, embora novamente, ao contrário da crença popular, isso não fosse do feitio da banda.

“Eles de fato dizem, ‘Sim, houve uma briga e fomos banidos’, e isso é a pura verdade, mas… Eles abriram o show para a outra banda que causou a briga, mas [Saracuse] levou a culpa por alguma razão! Juro por Deus que não foram os rapazes que causaram o argumento ou a briga, foi a banda que tocou junto com eles!… Foi a banda principal que brigou! Mas por alguma razão a Saracuse levou a culpa.” Página 25

Seja quem fosse o responsável, isso nunca causou muito prejuízo para as bandas serem associadas ao conhecido comportamento rock’n’roll; com a chegada do novo milênio, a ética de trabalho da Saracuse cresceu e se aliou a outro grupo de influências musicais completamente. Ambos os fatores produziriam alguns resultados atordoantes, para o bem e para o mal. Página 26