
Empire, o segundo trabalho de estúdio da banda, tem uma curiosa referência por trás do visual usado no álbum e nos singles Empire, Shoot The Runner e Me Plus One. Durante 1954 a 1960 a Éditions Philibert publicou um set de cartas com imagens sensuais chamado Le Florentin. O set foi criado por Paul-Émile Bécat, um pintor Francês conhecido por retratar escritores franceses e por criar arte com tema erótico.
Leia trechos do livro Kasabian Sound, Movement & Empire falando um pouco sobre isso:
[…] Empire também é extremamente significativo por sua artwork. Possui apenas o título do álbum e o nome da banda, e nenhum homem mascarado* à vista. Este é, e foi, uma manobra deliberada de se distanciar das conotações que a artwork do álbum anterior tinha trazido, e em todo caso ‘Stealth’ ** [pt-br ‘Furtivo’] dificilmente era uma palavra na qual uma atração de um milhão de vendas se definiria.”
“A artwork do primeiro álbum é sobre mentalidade de [pertencer em] grupo,” Tom Meighan explica. “É baseado na gente indo para a cidade, em estar na cidade e na nossa união por termos crescidos juntos, esse foi o primeiro álbum. Este [Empire] nós tivemos que mudar, eu não suportava essa coisa militar; acabamos vendo um baralho de cartas e parecia legal.”
Ian Matthews explicou o momento. “Nós passamos por algumas ideias e algumas foram bem hediondas. Era como: “Yeah, tem outro álbum com um homem na capa, Meu Deus, sim, a mesma coisa de novo”, você sabe o que eu quero dizer?” É esse anseio constante de explorar diferentes estéticas que estão no centro de grande parte do que a banda faz e que irá servi-los bem à medida que continuarem construindo o império Kasabian por toda parte. […]
* Masked Man é o homem mascarado que estampa a capa do primeiro álbum, os primeiros singles e artes na época
** Stealth aka Kasabian Man/Masked Man; nomes atribuídos ao homem mascarado do primeiro álbum
Imagens: Clique para ampliar
imagem 1 e 2. artes para o álbum; imagem 3. arte para o single Empire, imagem 4. arte para o single Me Plus One, imagem 5. arte para o single Shoot The Runner
As ilustrações encontradas no encarte do álbum não foram retiradas das cartas. Estas, representando os quatro membros [Tom, Sergio, Ian e Chris] trazem trechos das músicas Apnoea, Sun Rise Light Flies, The Doberman, Shoot The Runner, Stuntman, British Legion e Me Plus One, e foram criadas por Julie Verhoeven.
Leave a reply